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 Treinamento

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MensagemAssunto: Treinamento   Dom Out 30, 2016 6:59 pm

Treinamento

Como parte da evolução do personagem, um personagem pode se valer de treinamento para aprimorar suas características. Quando inicia uma seção de treinamento o personagem deve se concentrar e se dedicar exclusivamente ao treinamento, um personagem pode treinar por um período igual a sua CON :5 em horas. A cada hora de treino, o personagem realiza um teste normal de CON, caso passe ele pode continuar treinando, caso falhe cai por exaustão, a cada hora de treino bem sucedida, ele ganha 1 ponto de treino.

Personagens com Saúde de Ferro podem escolher entre treinar por mais tempo ou optar por treinar duro em menos tempo. Dessa forma ele deve escolher entre CON: 2 horas de treino ou Teste fácil de CON para cada hora. Personagens com Saúde de ferro, ao falhar em um teste, fica exausto (não podendo mais treinar) mas não sofre penalidades por lutar em período de exaustão.

Todo Teste deve ser precedido de uma treinamento escrito, o jogador deve bolar um plano de treinamento envolvendo um RP de seu personagem e então, junto com o post de treinamento, rolar os dados de teste referente para cada hora que ele possa treinar. O narrador pode dar de +1 ponto de treinamento até +5 pontos de treinamento extras avaliando o quão criativo foi o treinamento do personagem. O narrador pode dar nenhum ponto também.

Por fim, um personagem com genialidade, consegue um bônus de +3 pontos de treinamento no final de cada sessão de treinamento.

Ex.: Um personagem de CON 20 irá iniciar sua sessão de treinamento. Ele, portanto, pode treinar um equivalente a 4 horas, ou seja , ele fará 4 testes de CON recebendo +1 ponto de treinamento para cada sucesso que obtiver no teste que deve ou ser jogado individualmente pelo jogador ou analisado ordenadamente pelo narrador (uma vez que obtiver uma falha ele cessa). Mas o personagem possui Saúde de Ferro e opta por executar CON: 2 treinamentos, ele consegue sucesso em 5 testes e falha o sexto recebendo um total de +5 pontos de treinamento.

O narrador gostou do treinamento criativo do personagem e deu-lhe 3 pontos adicionais que somados dão 8 pontos de treinamento no total.



Treinamento Perfeito

Caso um personagem treine por 5 horas, execute 5 testes de CON e tenha sucesso em todos, no final do treinamento ele não será considerado exausto.

Tempo de Treinamento


O personagem deve escolher sabiamente o momento de treinar, isso porque dependendo do tempo que ele ficar treinando (5 horas para personagens de CON 25, 6 horas para personagens de CON 30), por mais que ele tenha terminado de rolar os dados e até que não fique exausto, ficará invalido para postar e interagir e até engajar em batalhas que estejam acontecendo. Isso acontece pelo fato de ele estar horas treinando enquanto acontecimentos em ON ou durante uma batalha podem acontecer em minutos e até segundos. Por isso é aconselhável treinar em momentos cuidadosamente escolhidos.

Em One Piece, os personagens poderão executar 1 treino por ilha ou viagem entre ilhas. 

Bônus por Local de Treino

É fato que os recursos que o personagem dispõem para treinar são um fator que pode influenciar em seu treino. Treinar em um ambiente que dispõem de uma infra-estrutura dedicada permite que o personagem aproveite melhor seu precioso tempo. Esse tópico tratadas vantagens e desvantagens de se treinar em um local. O bônus ou penalidade que o local gera ao personagem, está intimamente ligado a um treinamento especifico.

Ex: uma grande biblioteca pode gerar um bônus a um personagem que esteja realizando estudo sem assuntos que estejam contidos nos livros da biblioteca, para um guerreiro que queira aprimorar suas habilidades, treinar em uma biblioteca geraria uma penalidade, pois essa não conta com nenhuma infra-estrutura.

Local inadequado, o local além de não oferecer nenhuma infra-estrutura, está cheio de empecilhos para distrair ou impedir o treino do personagem. Penalidade: -2 ponto de treino por dia. Exemplo de locais: Estudar em uma taverna, treinar combate em um terreno frio ou muito quente.

Local preparado, o local conta com uma infra-estrutura apropriada, que permite um bom aproveitamento do tempo de treino. Bônus: +2 pontos de treino por dia. Exemplos: Treinar resistência em uma geleira ou próximo a um vulcão, prendendo a respiração na água ou enfrentar animais para treinar combate. Estudar numa roda de discussões ou com livros que comprou.

Local dedicado, o local foi concebido para permitir que o treino ali fosse o mais proveitoso possível,contando com uma infra-estrutura completa para o treinamento. Bônus: +3 pontos de treino por dia. Exemplos: Academias preparadas, treinar combate em um dojo de espadachins ou artes marciais em um templo de monges, estudar frequentando aulas de universidades ou em grande bibliotecas.


Treinamento em Batalhas

Outra forma do personagem ganhar pontos de treino é combatendo, porém fica a encargo do mestre determinar se ele merece ou não os pontos pelas batalhas travadas. São apresentadas a seguir algumas situações que podem gerar pontos de treino como recompensa.

Vencer um inimigo fraco (um só golpe, por exemplo): 1 ponto de treino.
Vencer um inimigo de mesmo potencial (uma luta equilibrada): 3 pontos de treino.
Vencer um inimigo mais poderoso (uma luta sofrida): 5 pontos de treino.

Múltiplos Inimigos.

Cada inimigo vencido sem dificuldades (um tapa uma baixa): +1 pontos de treino.
Cada inimigo que correspondeu ao combate (olho por olho): +3 pontos de treino.
Cada inimigo mais poderoso (uma porrada dele te aleija): +5 pontos de treino.

Caso o personagem saia vitoriosa do combate, ela soma os pontos de treino referentes a ele ao seu total, caso ele seja desacordado ou tenha de ser salvo, ele perde os pontos referentes à batalha.


Última edição por Admin em Ter Nov 15, 2016 7:19 pm, editado 4 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Treinamento   Dom Out 30, 2016 7:27 pm

Investindo os Pontos de Treinamento

Através do acumulo de pontos de treino é possível aprimorar as características do personagem. Quanto maior for a característica da qual quer se evoluir com pontos de treinamento mais difícil será (ou seja custará mais pontos de treinamento). 

Abaixo segue as características treináveis e uma tabela que relaciona o quanto custa com o quanto o personagem tem no parâmetro que mede a dificuldade de se treinar.

Pontos de Perícia: Varia de acordo com a quantidade de pontos de perícia que você já possui em uma perícia da qual quer-se investir os pontos treinados. Os custos são relativos ao treinamento de 1 ponto de perícia em pontos de treino.

102030405060708090100
134681012141620
Ex.: Um personagem com Corrida 15 , com 10 pontos de treinamento, pode aumentar seu corrida 15 para corrida 20 gastando 5 pontos de treinamento. A partir disso , com os 5 que sobrou pode evoluir corrida 20 para corrida 21 (já que cada ponto passa a custar 3 pontos de treino agora). 

Personagens podem treinar perícia da qual não possuem também mas precisam de um tutor (npc ou outro personagem que possuem a perícia) dessa forma ele precisará de 10 pontos de treinamento, no mínimo, investidos para apenas obter a perícia (relembrando da regra de se gastar 10 pontos de perícia no mínimo para tê-la antes de evoluir sua porcentagem). O mesmo serve para as manobras, uma manobra de 30 pontos de perícia não podem ser gradativamente comprada mas sim de uma vez custando 40 pontos de treinamento.

Pontos de Vida: Varia de acordo com quanto de vida o personagem já possui.

102030405060708090100
251015202530357075
Ex.: Um personagem com 25 Pvs pode gastar 10 pontos de treinamento para ficar com 27 pvs.

Pontos de Atributo: Varia de acordo com quanto de atributo o personagem já possui.

102030405060
51015202530
Ex.: Um personagem com agilidade 18 pode gastar 10 pontos para ficar com agi 20. Futuramente pode gastar mais 10 pontos para ficar com 21.


Pontos de Poder: Varia de acordo com a quantidade de pontos de poder totais que o personagem possui.

20406080100120140160180200220240260280300320340360380400
1234567891011121314151617181920
Ex.: Um personagem com controle de fogo (10, 10, 20, 20) e geração de fogo (10, 15, 15, 20) possuirá um total de 120 pontos de poderes e portanto poderá investir 12 pontos de treino e assim conseguir +2 pontos de poderes.

Pontos de Técnica: Varia de acordo com a quantidade de pontos de técnica totais que o personagem possui.

102030405060708090100110120130140150
123456789101112131415
Ex.: um personagem com 60 pontos de técnica totais poderá gastar 12 pontos de treinamento para conseguir +2 pontos de técnica.
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